Identificando seus Clientes !!!
Uma das perguntas que uma equipe de vendas deve responder a todo tempo é :
Quem são meus clientes?
Alguns profissionais devem dizer que fazem esta pergunta constantemente, mas a questão é conseguem responder esta pergunta de forma sistemática e detalhada?
Para responder de forma detalhada sua equipe deve seguir as seguintes etapas :
Utilizando este método de identificação, o empresário terá muito mais informações para estabelecer a sua estratégia de ação na conquista de manutenção de sua clientela.
Quem são meus clientes?
Alguns profissionais devem dizer que fazem esta pergunta constantemente, mas a questão é conseguem responder esta pergunta de forma sistemática e detalhada?
Para responder de forma detalhada sua equipe deve seguir as seguintes etapas :
- Primeira Etapa - Uma organização tem clientes que são novos, clientes que são esporádicos, clientes que compram somente uma vez e por fim clientes frequentes. É importante identificar cada grupo destes clientes e quanto cada grupo representa do total, além disso, é importante identificar qual é o perfil sócio econômico destes clientes.
- Segunda Etapa - Identificar onde estes clientes estão localizados, ou seja,são pessoas que circulam constantemente em frente a seu estabelecimento, ou são pessoas localizadas em determinada região ou pertence a um determinado grupo de profissionais, etc.
- Terceira Etapa - Compreender e analisar os componentes emocionais e sensitivos que influenciam no comportamento de compra de cada cliente. Devem responder, por exemplo, quais componentes que chamam mais atenção do cliente, ou seja, segurança, privacidade, atenção pessoal, etc.
- Quarta Etapa - Avaliar os motivos que atraem seus clientes para o seu negócio. São motivos relacionados a qualidade do produto, ou são motivos relacionados a sua localização, ou as vezes são motivos relacionados a seu atendimento?
Utilizando este método de identificação, o empresário terá muito mais informações para estabelecer a sua estratégia de ação na conquista de manutenção de sua clientela.
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