Identificando seus Clientes !!!

Uma das perguntas que uma equipe de vendas deve responder a todo tempo é :
Quem são meus clientes?
Alguns profissionais devem dizer que fazem esta pergunta constantemente, mas a questão é conseguem responder esta pergunta de forma sistemática e detalhada?

Para responder de forma detalhada sua equipe deve seguir as seguintes etapas :

  1. Primeira Etapa - Uma organização tem clientes que são novos, clientes que são esporádicos, clientes que compram somente uma vez e por fim clientes frequentes. É importante identificar cada grupo destes clientes e quanto cada grupo representa do total, além disso, é importante identificar qual é o perfil sócio econômico destes clientes.
  2. Segunda Etapa - Identificar onde estes clientes estão localizados, ou seja,são pessoas que circulam constantemente em frente a seu estabelecimento, ou são pessoas localizadas em determinada região ou pertence a um determinado grupo de profissionais, etc.
  3. Terceira Etapa - Compreender e analisar os componentes emocionais e sensitivos que influenciam no comportamento de compra de cada cliente. Devem responder, por exemplo, quais componentes que chamam mais atenção do cliente, ou seja, segurança, privacidade, atenção pessoal, etc.
  4. Quarta Etapa - Avaliar os motivos que atraem seus clientes para o seu negócio. São motivos relacionados a qualidade do produto, ou são motivos relacionados a sua localização, ou as vezes são motivos relacionados a seu atendimento?
Estas etapas devem ser feitas através de pesquisas e estas pesquisas devem ser tabuladas, para que a sua equipe possa avaliar em conjunto os melhores métodos de ação na conquista de cada perfil da base se seus clientes, procurando sempre controlar as ações estabelecidas .
Utilizando este método de identificação, o empresário terá muito mais informações para estabelecer a sua estratégia de ação na conquista de manutenção de sua clientela.

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